quarta-feira, 7 de março de 2012

Dança: Diversão e Saúde

Como disse Maurice Béjart, coreógrafo francês, “a dança é uma das raras atividades humanas em que o homem se encontra totalmente engajado: corpo, espírito e coração”.

A dança é uma arte. É arte viva, cheia de energia e juventude. Dançar é estabelecer uma relação entre o homem e a natureza. Dançar também é usar o movimento do corpo para expressar essa relação, para exprimir as experiências humanas.

Por suas características essenciais, portanto, a dança se destaca entre as diversas atividades físicas como extremamente benéfica à saúde integral de seus adeptos, pois não se restringe a movimentos mecânicos. Necessita de todo um envolvimento emocional para então gerar o movimento. O artista que dança utiliza seu corpo somado às suas emoções. Exercita-se integralmente. Raciocina, controla mente e corpo buscando mover-se harmoniosamente.

Reportando-se aos pequenos dançarinos pode-se afirmar que, por meio de trocas de experiências, despertam sua sensibilidade artística e musical, exercitam a musculatura, aperfeiçoam a coordenação motora. Ainda, movidos pelo desejo de aceitação social, desinibem-se.

Enfim, quem dança cuida-se e, de brinde, leva diversão pra casa.

Maria Fortuna

ArteEducadora em Balé e Dança Criativa

Instrutora no Espaço Cultural AváRamin

Nenhum comentário:

Postar um comentário