quarta-feira, 28 de março de 2012

Sapateado


O sapateado é uma invenção que faz sentido ter brotado em solo norte-americano, terra de profusa mesclagem de culturas. Ainda hoje, não há ninguém que goste mais de sapateado do que os próprios norte-americanos. É lá que tudo o que de mais importante se passa continua a acontecer e é para lá que os incondicionais vão quando se trata de aprender ou de reciclar.
O sapateado nasceu do cruzamento dos ritmos africanos e daqueles da Inglaterra, Escócia e Irlanda. Foi dessa joint-venture tipicamente norte-americana que surgiram e evoluiram o ragtime, o jazz, o swing, o bebop, e, com eles, o sapateado. Depois nasceu o espírito da coisa, esse sim genuinamente norte-americano, filho da Era da Máquina. Mais tarde, com o virar do século, chegaram os carros, os aviões e o rádio aos quais se deve a verdadeira unificação da América, tal como hoje a conhecemos.
Quando a Segunda Grande Guerra acabou, a América inaugurou aquilo a que Scott Fitzgerald chamou em palavras de difícil tradução, a maior e mais faustosa Era do divertimento e da opulência dos sentidos. Esta Era não foi propriamente espontânea, uma vez que em 1916 a Broadway tinha já mais de três dúzias de espectáculos em cena, 90% dos quais eram comédias, farsas e musicais. Os tap dancers eram já na altura as grandes estrelas de quase todos os shows.
Em meados de vinte, os americanos haviam esquecido a recessão e desataram a gastar dinheiro, entusiasmo e energia. Foram os tempos loucos do espetáculo nonstop, conduzido por uma juventude ousada e muito irrequieta. Eram estes jovens desenfreados que imitavam as estrelas de Hollywood e da Broadway. E foi nesta atmosfera que se instalou a Idade do Jazz e com ela o jazz style, a jazz poetry e o jazz dance, mais conhecido por tap dance.
E foi assim que nas primeiras décadas do século o sapateado se afirmou como uma arte Maior, profusamente divulgada pelo país inteiro. Tempos mais tarde o sapateado chegava a locais tão diversos como a antiga União Soviética, Japão, Cuba, Austrália e, last but not the least, Portugal.
Se você deseja aprender um pouco mais sobre essa dança, venha fazer parte do nosso curso de Sapateado!







Toda terça-feira!
Sapateado Infantil as 17:30h
Sapateado Adulto as 18:30h 








fonte do texto: http://www.sapateado.com/about_tap/about_history.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário